Thursday 21 January 2010

Enigma Epic Destiny

     Hoje é um dia muito especial.

     A decisão de traduzir todo o conteúdo aqui do blug pra português-br foi tomada dia 29 de Outubro de 2016.

     A maior vantagem disso serão os comentários, e serão muitos.

     Halloi, and Be welcome to my blug.

     Este é o blug em que eu vou publicar algumas das minhas histórias, com a ajuda de jogadores que também fazem anotações e muito trabalho.

     As histórias são parte do multiverso de Enigma Action Tales, aqui com o nome de Epic Destiny, figurando entre outras coisas Os Contos Perdidos de Ayya. Vou fazer comentários. Vou traduzir estes textos todos para que a língua seja respeitada, e o leitor também. Meu inglês de autodidata fez uma versão resumo terrível de se ler, em inglês. Eu quero mais. Sem spoilers, eu quero que as histórias de Raýla, Eelwa e Voahr sejam conhecidas, ao mesmo tempo em que as lendas de Tórian, Tacke e o vulgo Hadesh também, e ambas terão seu lugar.

     Aqui teve início o edifício da Mitologia de Enigma Action Tales.

     O mundo de Akkoya é importante. Aqui, vamos falar do seu passado. Toj é o mundo que existiu antes de ter o nome de Akkoya, e são mais ou menos cinco mil anos comuns entre um mundo e este mesmo mundo do passado.

     Meu nome é Sol Cajueiro e eu vivo em Bealae, Belo Horizonte, Brasil.

     Este era o texto de apresentação do blug. Estou tentando manter ao máximo próximo do original, mas traduzir do inglês exige palavras a mais ou a menos.

     Eu me lembro de quando era criança, ter o sonho de me tornar um autor reconhecido, com uma obra reconhecida. Depois, virei poeta. Eu decidi estudar muito português, e foi o que fiz, me permitindo uma linguage clara nesta língua nativa. Isso não acontece no inglês. Eu sou autodidata e, tendo aprendido inglês sozinho, a linguage falha, de vez em quando. Me lembro que foi em sala de aula que tomei conhecimento sobre outras formas de escrita e, depois disso, de Criação de Línguas, pelo que me apaixonei e me dedico a Conlanging até hoje.

     Não foi The Lord of The Rings nem The Hobbit que me mostraram Conlanging, e eu também me lembro de pensar "Ah, então alguém já fez isso antes de mim", ao ler as poucas entradas de Conlangs nos textos em questão.

     Minha primeira Conlang data de 1985, escrita em um código próprio.

     No texto original também eram citados Dune, Wonderland e Neverending Story, e a minha paixão por animes ao ter assistido Star Blazers -- Patrulha do Espaço, na TV Manchete, chamado de Space Battlecruiser Yamato em japonês.

     Eu tenho o original de Mai, A Garota Sensitiva, em português. E mais, sei de mais uma pessoa que tem, e nós descobrimos uma amizade muito forte.

     Era uma época em que eu não sabia nada de finlandês, não sabia mas observava na esperança de reconhecer boas histórias feitas com carinho.

     Eu escolhi um narrador personagem para as histórias do blug.

     Wizard Professor Susking Kuoi é patente de história das civilizações na Academia de Akkoya, na enorme cidade de Ryklant, e será o nosso narrador.

     Susking Kuoi tem, ou melhor, terá a ajuda de Oráculos e videntes de verdade, para navegar nesse passado enorme de Toj, Kalaummuklutwa e chegar a Akkoya. Vai demorar. Vai ser muita história, e vai ser muito trabalho. Que ótimo! Adoro esse trabalho de editar o que foi jogado. Vocês vão adorar a versão na língua dos navegadores.

     Meu primeiro contato com o RPG foi em 1991.

     O Mestre matou meu personagem na minha primeira cena, jogando. Até hoje acho isso um abusrdo total e completo, e não mato personagens a toa.

     Mas, ao mesmo tempo, eu entendi que era O Jogo o que eu procurava.

     Imediatamente eu comecei a criar meu próprio Jogo.

     Outros textos podem conter comentários. Vamos ao que interessa. Aqui, Susking Kuoi identifica algumas das lendas mais importantes do passado de Akkoya, Toj.

     Susking Kuoi tem 103 anos, é ediche e vive em Akkoya.

     Ele é um historiador, bruxo e professor, foi fenomenologista, e é uma excelente pessoa, que gosta de vinho de flores, jogos de dados e uma boa conversa.

     Apesar disso, Kuoi não é o único narrador das nossas histórias.

     Vocês vão ver que algumas vezes um personagem vai tomar a narrativa para si, e isso acontece por uma série de motivos, e a destreza do narrador principal em teorizar sobre o passado.

     Ela não gosta de interferir na narrativa, mas Raýla é uma das fontes.

     Além dela, Moolu e Ayya também oferecem muito recurso à narrativa de fatos que somente os imortais públicos -- que a população conhece -- conseguem oferecer.

     Além disso tudo, a Opus Parallela que envolve as línguas criadas para este universo ficcional vão ter uma pausa, bastante longa, depois vão voltar ao blug com todas as suas forças.

     De início, vamos introduzir o conceito de língua de corda.

     A língua falada nos territórios de Ryklant, Abbas e o Leste Negro são uma língua de corda muito difícil e que está cantando há pouco tempo. Ela foi desenvolvida para lutar contra O Deus Terrível, cuja morte sela o calendário de Akkoya, e então, Toj.

     O calendário tem algumas variações de datas, por alguns motivos desconhecidos.

     Sonhos Roubados é o título da lenda mais importante, ao lado de Tempestade, e ambas serão mostradas ao mesmo tempo durante a narrativa.

     Saiba que este é o ano de 602 da Academia, datando A Morte de Pã.

     O Sátiro, muitos ainda evitam seu nome, mantinha as vilas sob o terror dos ataques e, com isso, ele exigia as mulheres das vilas para ele. Seu povo, os sátiros, então são os mais terríveis inimigos da sociedade ediche de Toj, e diz a lenda que de muitos mais.

     Eu tinha a ideia de manter em meu Facebook profile as anotações, mas o sistema do Facebook e as páginas do Facebook não são adaptadas a publicação, principalmente por que temos posts de mais de um metro aqui no blug, ninguém leria isso no Facebook.

     Vou tentar fazer anotações sobre O Jogo e comentários sobre o sistema, mas isso vai ficar mesmo para 2017, ainda que eu já tenha a maior parte do Jogo semi-pronto.

     Enigma Action Tales é o sistema que usa 2d6 com rerrol, o que significa que se você tirar número iguais, você joga de novo indefinidamente, até ter um resultado máximo. A Dificuldade Média foi retirada do Tarot, que tem 22 cartas. A Dificuldade 22 é a padrão. Há coisas mais fáceis de fazer, e coisas que você vai precisar de sorte para fazer. O Jogo também usa 1d10 e 2d10, para testes de Atributos -- ou Grandes Poderes -- e 1d20 para testes de Stat. São cinco Stats e os modificadores são uma carta de baralho, que pode ser o Tarot ou não.

     Os posts mais antigos são muito importantes para se entender o blug.

     Eu mantenho a maior parte do que eu fiz anotado. Vai demorar pra sair. Um dia eu vou reunir as anotações e fazer alguma coisa com elas. Deixo aqui o que é relevante para o Multiverso em que as histórias acontecem, o nosso Multiverso. O universo ficcional é um pouco mais amplo hoje do que nas datas originais, o que me força a dar mais informação do que o original, principalmente porque Toj é um exemplo de mundo a ser usado no Wiki de Enigma Action Tales. Não vou ser breve. Vou colocar a informação aonde ela deve ir e estar.

     Apesar da minha frustração com meus posts sobre Conlangs, eu também decidi revisar estes posts e fazer comentários sobre a época e as versões das línguas que anotei, tudo isso para retomar as atividades depois de algum tempo. Em fins de 2016, o reinício das atividades conta com um amadurecimento muito grande tanto da narrativa quanto das línguas, e Akkia passa a ter irmãs muito importantes.

     Algumas destas línguas são línguas familyares, e tem publicação restrita.

     Se alguém puder me ajudar com um IME fácil de usar, eu aceito a ajuda, porque a partir da data em que eu decidi usar ideagramas, duas novas línguas se formaram, Deutfraktur e Deuta, e antes delas Akkia, que tem dinâmicas de "Simbolics". Assim, Deutfraktur é adequada para a ilustração de imagens e, ao mesmo tempo, seu uso em Diagramação é garantido no futuro.

     Eu também incluía Nekron e Draka entre as minhas Conlangs.

     Fiquei muito frustrado ao não conseguir fazer estas duas línguas.

     Ainda assim, vou manter as anotações originais junto dos updates necessários, porque nem eu estava entendendo os posts sobre as línguas.

     Deathspeech, ou Discurso da Morte, é uma língua que vocês vão ver. Não é exatamente uma língua, propriamente, mas vários spells e rituals vão estar anotados nesta superlíngua, contando com o auxílio de branda, nome da língua oká falada no Leste Negro, da Ordem da Luz. O Outro Continente (Leste) será pouco explorado, de início.

     Na rerredação, vou incluir informações de narrativa importantes.

     Várias delas vão te permitir compreender o que os personagens estão com dificuldade de entender, porque a narrativa vai além dos fatos, aumentando o contexto e exigindo explicações que só podem ser feitas concluindo que Enigma Epic Destiny não é um universo padrão de RPG, mas sim um texto com diálogo dinâmico de um Story Game.

     Eu perdi as anotações sobre algumas datas, mas a maioria está anotada.

     Seja bem vindo|a aos Três Mundos Trikumai.

     Toj é uma lua florestal de Kalagot (antes: Kalagoktoe), e convive com as explosões naturais da sua lua irmã de Treiyka, uma lua inferno também habitada.

     Vou ampliar o sistema de Tipos (Templates), incluindo o líder. Um líder não tem magias especiais de nascença, ele é a pessoa que dá bonus para aqueles que ele esteja liderando, mas não é um Tipo com modificadores, apenas significa que a pessoa é um líder.

     Eu havia dito que iria manter notas sobre os nomes originais usados e realmente fiz isso, incluindo nos momentos em que os jogadores me enganaram dizendo que haviam inventado, só pra depois eu ter o trabalho de revisar tudo de novo porque o nome existia. Mas, originalmente, a anotação dos nomes tinha o objetivo de criar palavras em Oká, a língua longa. Espero que na versão em português a lista de palavras seja maior.

     Esteja atendo a palavras que você não conhece, mas que serão explicadas ou no mesmo texto ou em outro post.

     Os Contos Perdidos de Ayya formam a base fundamental sobre a qual são construídos os supermitos de Akkoya, Tanahta, Kora, Melch Lemetian, Archailax, e muitos outros mundos que são importantes nessa fração do multiverso.

     Estes Contos são ficcionais, mas Sonhos Roubados são parte deles.

     Agradeço a paciência de você leitor, que agora vai poder ler na língua dos navegadores uma das lendas de Enigma Epic Destiny.

     Siga para @solcajueiro, @themagicnation ou @schmmach no Twitter.

     Tenha uma dúvida clara em seu tweet, e farei o possível para responder.

     Ah sim, Toj significa "mundo" em Oká.

     I hope you enjoy your stay, and,...
        ..,. Stay Plugged.

No comments:

Post a Comment