Os Três Mundos

     Oi, leitor.

     Trikumai é um dos settings de Enigma Action Tales.

     Esta é uma ambientação própria, criada por Sol Cajueiro, em longas discussões com os jogadores da fase de testes em que O Jogo estava sendo aprimorado. Nós gostamos de fazer assim. Jogar, primeiro, teorizar depois. Heitor Loureiro foi o jogador que mais ajudou na concepção dos settings de Action Tales, enquanto Enigma ainda engatinhava. Hoje, tenho mais um grupo de jogo, mas as sessões estão sendo contemporâneas e locais, ou seja, nossa cidade de Bealae, Belo Horizonte, Brasil, é o setting principal, alinhado com o primeiro spin off da série de romances.

     Mantenha em mente que eu também escrevo romances.

     Assim, não tenho todo o tempo disponível para dedicar ao blug.

     A decisão de passar todas as aventuras jogadas para português-br se deu em 29 de Outubro de 2016, e estou levando a sério.

     Nós somos o Enigma Action Tales Storyteller's Club.

     O Clube é sediado aqui mesmo, em Beaga.

     Os Três Mundos Trikumai são: 1) Toj, onde acontecem as histórias, 2) Kalagot, o mundo grande com dois anéis visto nos céus, e 3) Treiyka, a lua de ambiente hostil que divide as marés das duas luas pequenas, e que ficam mudando de mundo, entre Toj e Treiyka.

     Pra que você tenha uma ideia, foram três anos de jogo.

     Os Jogos não aconteciam todas as semanas, mas sim de tempo em tempo, regulados pela sociedade à nossa volta -- precisávamos de café.

     Desde 1991 que eu me envolvi diretamente no design de jogos analógicos, para completar minha paixão, que é a criação de línguas, ou Conlanging.

     Eu tentei, na época, criar palavras através do resumo.

     Isso foi uma falha, mas não crítica. A ideia foi o que deu origem ao Conlang Wars, um dos jogos publicados em meu site, em inglês, pra que a audiência tenha maior acesso.

                www.actiontales.com.br

     Também tenho mantido #wotd Word of the Day, no Twitter.

     Se quiser seguir, siga @solcajueiro, @themagicnation e @schmmach no Twitter, mas seja claro em suas perguntas, por favor.

     Mais adiante na história, você pode questionar porque matar A Criatura, cujas patas serão vistas atravessando as nuvens, e a escuridão do horizonte por onde ela passa. "Mas a criatura mata basylisques!". Exatamente o ponto! Felizmente, são só seis que ela mata, na história. Não tenho como saber quantos foram, a não ser em contato com a Academia de Ryklant. Outra coisa, a "baba" da tal Criatura reduz toda matéria aos Atributos, gerando um pântano aonde quer que ela tenha ido "comer", e sabemos o que ela come, e estamos afirmando que a história não é bem assim.

     Alguém descobriu como controlar um basylisque.

     Então, são pessoas muito ruins que estão por trás disso, e não os amaldiçoados basylisque que, como diria Hadesh, não tem escolha e merecem nossa ajuda.

     Aqui, vamos agradecer aos Jogadores, porque sem eles isso não seria possível.

     Você vai reparar o quanto dragões não aparecem nas histórias.

     Dragões são os oponentes dos Basylisques, mas tem uma sociedade muito fechada em sua família e são pessoas dispostas a defender os seus contra quase qualquer coisa.

     Os Três Mundos é uma metáfora, in-universe, muito complexa e simples, ao mesmo tempo.

     São eles: A Religião, A Magia, e A Ciência, exatamente nesta ordem.

     Aqui, Toj é obviamente A Magia, mas tem de lidar com religião de vários povos e nações, o tempo todo, ficando Kalagot com A Religião, e é um mundo onde os oggros se dividiram entre Verdes e Vermelhos, e eles se matam por causa da cor, mas Treiyka tem filosofia, medicina e direito, apesar de ser um mundo drakma tribal e considerado menos desenvolvido.

     A Religião acredita, A Ciência duvida, e A Magia fica com o golpe de oportunidade de o que for melhor naquele momento é o que é acreditado como Verdade.

     Depois da primeira história, vem a segunda, e Tempestade está a caminho.

     Acredito que é quando estes Três Mundos vão entrar em colapso.

     Não tenho certeza ainda, e prefiro encontrar os jogadores para jogar essa história, fazer as anotações e publoicar aqui mesmo no blug.

     Você vai ver que eu em alguns casos, uso Toj-ec, ou "este mundo".

     Além de tudo isso, eu estou desde 2009 tentando desenhar ou redesenhar a Conlang que rege estes mundos, e à que eu dou o nome sagrado de Oká.

     O tempo linear e as Ilhas de Realidade vão encontrar o caminho para que Toj se transforme em Kalaummuklutwa, e a Tempestade seja compreendida, in game e offgame.

     Sonhos Roubados vão ter personagens em paralelo, novos.

     O que acontece é que houve outra história jogada, enquanto isso.

     A história irá se misturar com a anterior, pois foram ao mesmo tempo em tempo de jogo, usando as mesmas datas, mas locações distintas.

     Aguarde enquanto eu faço a adaptação e a tradução do resumo.

     Agradeço a você leitor, pela paciência e amizade, e,...
             ..,. Stay Plugged.

No comments:

Post a Comment